(51)  3371.6200       99388.4440

(51)  3464.0076

Responsável Técnico:
Dr. Luciano Zuffo
CRM-RS:  26798 / RQE 23181

(51)  3371.6225       99167.0593

Estacionamento no local

(51)  3783.8065       99167.2901

(51)  3191.9607

CENTRO DE LITÍASE URINÁRIA

APRESENTAÇÃO

Mais conhecida como cálculo renal, a litíase urinária é uma patologia que afeta entre 3% a 10% da população mundial, sendo a maioria no público masculino. Ela representa uma causa comum de internação hospitalar, com cerca de 20% dos pacientes sendo encaminhados para o tratamento cirúrgico em algum momento.


O Centro de Litíase Urinária da São Pietro Saúde Day Hospital dispõe da mais alta tecnologia em diagnóstico e tratamento, que inclui técnicas minimamente invasivas com o objetivo de proporcionar a recuperação mais rápida ao paciente.


Recentemente, técnicas endoscópicas de maior resolutividade tem substituído outros métodos terapêuticos gradualmente, pois permite a recuperação rápida e retorno do paciente a suas atividades habituais com maior rapidez.

ATENDIMENTO PARTICULAR E TAMBÉM ACEITAMOS CONVÊNIOS: urologia Porto Alegre, clinica urologica, clinica de urologista, clinica urologia, oftalmologista Porto Alegre, oftalmologista Canoas, ortopedista Porto Alegre, traumatologista Porto Alegre, ginecologista Porto Alegre, pediatra Porto Alegre, cirurgia plástica Porto Alegre, proctologista Porto Alegre, mastologista Porto Alegre, emergencia Porto Alegre, Bradesco Saude Porto Alegre, Bradesco Saude medicos, Pronto Atendimento Urologia Porto Alegre
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: urologia Porto Alegre, clinica urologica, clinica de urologista, clinica urologia, oftalmologista Porto Alegre, oftalmologista Canoas, ortopedista Porto Alegre, traumatologista Porto Alegre, ginecologista Porto Alegre, pediatra Porto Alegre, cirurgia plástica Porto Alegre, proctologista Porto Alegre, mastologista Porto Alegre, emergencia Porto Alegre, Bradesco Saude Porto Alegre, Bradesco Saude medicos, Pronto Atendimento Urologia Porto Alegre

ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR

No Centro de Litíase do Pronto Atendimento em Urologia da São Pietro, o paciente com cálculos renais ou ureterais e atendido por urologistas que estão de plantão durante as 12hs do dia. Com todo o arsenal tecnológico necessário, a equipe de urologia é capaz de solucionar todos os casos de urgência e emergências urológicas, além de acompanhar casos mais complexos.

Possui Urologistas focados em urologia pediátrica, uro-oncologia, andrologia, disfunção miccionais, litíase e urologia geral. recebe atendimento integrado dos Serviços de Urologia, Nefrologia, Radiologia, Nutrição e Emergência. A estrutura está à disposição em casos de crises agudas de cólica renal, tratamento cirúrgico e minimamente invasivo, assim como para investigação das causas de litíase.

DIAGNÓSTICO ESPECIALIZADO

A estrutura do Pronto Atendimento em Urologia está preparada para realizar a investigação completa de casos de litíase, por meio de exames de imagem, avaliação metabólica, litotripsia extracorpórea (“bombardeio” não cirúrgico dos cálculos), ureteroscopia semirrígida e flexível a laser (cirurgias endoscópicas) e cirurgia renal percutânea.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como se forma um cálculo renal?
Os cálculos normalmente são compostos de sais de cálcio (mais comum), ácido úrico, cistina ou estruvita (cálculos de infecção). Cada tipo tem causas específicas, mas, em geral, todos são resultado da saturação da urina por um material de difícil solubilidade. A baixa ingestão de líquidos, costuma ser a principal causa na formação dos cálculos urinários.
 

Cálculo Renal: como prevenir?
Cuidados simples podem evitar o problema:
– Procure limitar o consumo de carne a 100 gramas por dia.

– Controle o uso de sal e de alimentos ricos em vitamina C.

– Beba água com frequência, ao menos 2 litros por dia.
 

O que causa a dor?
A dor é causada pela passagem de grandes cálculos pela parte central do rim – onde estão os tubos coletores –, pela pelve renal e pelos ureteres. Esta dor é o que se conhece por cólica renal e requer cuidados médicos imediatos. A dor também pode ser sintoma de que o cálculo renal bloqueou a passagem da urina, levando, assim, à dilatação do sistema urinário.

 

NOSSOS CENTROS