(51)  3371.6200       99388.4440

(51)  3464.0076

Responsável Técnico:
Dr. Luciano Zuffo
CRM-RS:  26798 / RQE 23181

(51)  3371.6225       99167.0593

Estacionamento no local

(51)  3783.8065       99167.2901

(51)  3191.9607

BLOG

Você sabe se está acima do seu peso ideal?

08/04/2016

Você sabia que, Segundo o Ministério da Saúde, 13% dos brasileiros são obesos, e no total 43,3% estão acima do peso considerado saudável?


E para piorar, na prática, muitas pessoas não sabem se estão acima do peso, e nem como descobrir. Por este motivo, estamos escrevendo este post para você entender como se calcula o índice de massa corporal (IMC) e a sua circunferência. Confira abaixo!
 

A obesidade é uma das principais causas de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde

Continuando nossa série de posts sobre Os 10 principais fatores de risco à saúde dos brasileiros, o excesso de peso está em segundo lugar nesta lista, ficando atrás apenas do excesso de álcool.


A obesidade é pior que o sobrepeso sem dúvida, mas a quantidade de brasileiros com sobrepeso é 2,5 vezes maior que o número de brasileiros classificados como obesos, então o número de complicações por sobrepeso é maior do que o por obesidade.
A forma mais fácil de avaliar o peso é através do índice de massa corporal (IMC). Basta pegar o peso, em quilogramas, e dividir duas vezes pela altura, em metros.

Por exemplo: se a pessoa tem o peso de 51,2kg e a altura de 1,60m, basta calcular 51,2kg ÷ 1,60 ÷ 1,60. Outra forma, que dá o mesmo resultado, é multiplicar a altura por si mesma e então dividir o peso pelo resultado obtido da multiplicação da altura. Nesse exemplo, o IMC é 20 kg/m2.

Os índices recomendados de IMC são de 18,5 a 24,9 para adultos, e 22,0 a 26,9 para idosos (maiores de 60 anos de idade). Se o IMC estiver 30,0 ou mais, a pessoa é considerada obesa. Se o cálculo do IMC der entre 25,0 e 29,9, a pessoa está com sobrepeso. Também é feita uma subclassificação do IMC entre os obesos, sendo classificado como obesidade mórbida os que estão com o índice acima de 40.

Existe um grande fator limitante no cálculo do IMC, que é a não diferenciação entre a gordura e a massa magra (músculos, ossos etc). Por isso, é importantíssimo você medir a sua circunferência abdominal, para avaliar se você está com seu peso correto. Não vamos aprofundar a técnica e como se chegou a estes valores porque aí entramos em uma complexidade maior, mas a prática é simples e fácil:

• Mulheres: a circunferência abdominal deve ser menor que 80cm; de 80,0 a 81,5 é sobrepeso, e de 88,0 para cima é obesidade.
• Homens: a circunferência abdominal deve ser menor que 94cm; de 94,0 a 101,5 é sobrepeso, e de 102,0 para cima é obesidade.

Importante lembrar que estas medidas não são válidas para crianças e adolescentes, apenas adultos. Um profissional da área da saúde preparado e qualificado, como p.ex. um nutricionista ou um médico nutrólogo ou pediatras, usam instrumentos e medições adequados para saber se o peso e a altura são adequados para a idade.

Mais de 50% da população brasileira está acima do seu peso ideal

Se você está acima do peso, não deixe para depois ou para quando ficar mais velho para mudar seus hábitos. Tome uma atitude o mais cedo possível, pois com o passar dos anos, o metabolismo humano vai ficando menos eficiente e fica cada vez mais difícil “entrar na linha”. Por isso, alimente-se direito e pratique exercícios com frequência desde já.

 

Se puder, faça uma avaliação física com um preparador físico ou um personal trainer. Hoje, muitas academias fornecem essas avaliações aos seus clientes. Se puder, visite um profissional da área nutricional também. Você pode estar com disfunções decorrentes de alimentação inadequada, ou a perceber alimentos que não fazem bem ao seu corpo, como o glúten em muitas pessoas. Este profissional também pode te ajudar a perceber que talvez seus problemas com peso tenham relação com suas glândulas e, neste caso, um endocrinologista irá ajudar.

Se você quiser saber um pouco mais sobre alimentação, o Ministério da Saúde lançou e editou um guia de bolso sobre alimentação que traz instruções bem legais sobre alimentação, medidas e porções, grupos alimentares, entre outras informações. Para baixar o guia, CLIQUE AQUI.

Para finalizar, lembramos que cuidando do seu peso, você estará prevenindo inúmeras outras doenças, como os de pressão arterial, colesterol, glicose, desgaste prematuro de ossos e articulações e muitos outros.

Comece hoje mesmo!

 

Please reload

CAPA - REVISTA MAIL3.jpg
Posts em destaque

Traumatologia - Artrose: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

30/11/2017

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga nossa fanpage
  • Grey Facebook Icon

CLIQUE AQUI 

e faça o download da versão online da Revista São Pietro News!