(51)  3371.6200       99388.4440

(51)  3464.0076

Responsável Técnico:
Dr. Luciano Zuffo
CRM-RS:  26798 / RQE 23181

(51)  3371.6225       99167.0593

Estacionamento no local

(51)  3783.8065       99167.2901

(51)  3191.9607

BLOG

Traumato e ortopedia: Problemas no joelho?

 

Joelhos saudáveis são essenciais para que seja possível ter uma vida social, profissional, familiar e esportiva de qualidade.

 

O joelho é local  de problemas frequentes que podem ser divididos em dois grandes grupos: os traumáticos e os inflamatórios.

 

O trauma do joelho pode ocorrer de duas maneiras distintas. Ou é um trauma direto, capaz de causar uma fratura, como quando uma pessoa cai ajoelhada no chão, ou um trauma torsional, como quando giramos sobre o pé fixo ao solo, causando lesão de ligamentos ou meniscos.

 

A lesão do ligamento cruzado anterior, muito frequente em pessoas que praticam esportes como futebol e outros em que a pessoa tem que fazer mudanças bruscas de direção enquanto está correndo ou saltando, é um problema cada vez mais frequente no nosso meio. Antes, era uma lesão mais comum nos homens mas, atualmente, com o aumento da adesão das mulheres a diferentes práticas esportivas, o problema atinge igualmente os dois sexos. Na maioria das vezes esta lesão evolui com um quadro de incapacidade do uso do joelho para realizar as mesmas atividades que a pessoa desempenhava antes, causando grande frustração e sensação de incapacidade. Por isto, na maioria destes casos, de acordo com a idade do paciente, sua expectativa de práticas esportivas, e o grau de falseio existente na vida diária, o tratamento é cirúrgico, com a substituição do ligamento rompido por um enxerto realizado com auxílio de técnicas de videocirurgia.

 

As fraturas do joelho podem ser resultado de acidentes de transito ou quedas domésticas. No primeiro grupo estão, predominantemente, as vítimas de acidentes de motocicleta, onde o joelho é o primeiro anteparo do corpo em casos de colisão frontal contra um obstáculo no transito, como uma caçamba coletora de entulhos. Nos pacientes idosos, onde os ossos são mais frágeis, as fraturas, em geral, ocorrem por quedas da própria altura. Tanto nos jovens como nos idosos o objetivo é o mesmo: restaurar a integridade do joelho para que a pessoa possa voltar não apenas a caminhar como a mover o joelho normalmente em sua vida cotidiana.

 

As doenças inflamatórias que atingem o joelho são várias, dentre elas a gota (depósito por ácido úrico) e o reumatismo. A artrose é o resultado do desgaste da superfície de revestimento do joelho, chamada cartilagem. Portanto é a doença primariamente da cartilagem e não do osso. A falta da cartilagem de revestimento causa muito atrito na articulação e, portanto, gera episódios frequentes de inchaço na articulação. Este inchaço é resultado do aumento da produção do líquido que lubrifica a articulação e com o objetivo de diminuir o atrito. O problema é que o líquido em grande quantidade causa dor e limitação de movimentos, sendo causa frequente de consulta ao médico na forma de queixa de acúmulo de “agua no joelho”.

 

O joelho pode ser ainda local de deformidades. É o joelho arqueado, como o do antigo jogador Garrincha, ou o “joelho em X”, que faz com que os pés se distanciem enquanto os joelhos se tocam quando a pessoa está em pé.

 

Um joelho com anormalidade de função pode manifestar os seguintes sintomas: dor, inchaço, falseio, rangido, travamento e deformidade. Estas queixas são cada vez mais frequentes em consultório medico e, não raro, os pacientes mantem os sintomas por muito tempo, apesar de tentativas diversas de tratamento.

 

Diante disso cabe a pergunta: O seu joelho ainda é um problema?
 

Caso você se identifique com algumas das situações mencionadas acima cabem as seguintes orientações:

1. Você deve buscar a orientação do seu médico;

2. Lembre-se de alguns princípios elementares como evitar o sobrepeso, evitar exercícios que causem impactos sobre os joelhos, como agachamento, salto e corridas;

3. Alongar é essencial. O alongamento dos músculos situados atrás dos joelhos alivia a sobrecarga sobre esta articulação. Quem tem os músculos de trás do joelho encurtados “anda com o freio de mão puxado”. Imagine subir uma escada com os músculos de trás do joelho curtos. O esforço dos músculos da frente do joelho para impulsionar o corpo na subida da escada tem que ser muito maior nesta situação;

 

Hoje em dia evoluímos muito no entendimento das doenças e das lesões do joelho. O Grupo de Joelho e Trauma da Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto da USP criou uma pagina eletrônica que tem o interesse de promover a educação continuada de profissionais de saúde e prover informações à população em geral. Esta página, que ainda está em construção, pretende ser um ponto de apoio a todos os que desejam informações relacionadas ao trauma ortopédico e aos joelhos. O seu endereço é www.ortopediausp.med.br  Vários conteúdos serão criados para pacientes, estudantes e profissionais de saúde com o objetivo de ajudar as pessoas a buscarem as melhores alternativas para os seus problemas.

 

Por fim, lembro que a prevenção é sempre o melhor remédio. Se você deseja praticar esportes, procure se informar sobre as técnicas existentes para prevenir lesões. Se você anda de motocicleta, adote medidas de prevenção a acidentes, lembrando que 70% dos pacientes ortopédicos da Unidade de Emergência tiveram como causa de seu traumatismo um acidente motociclístico. Se você já tem mais de 65 anos de idade, lembre-se de adotar medidas de precaução contra quedas domésticas, utilizando barras de apoio no banheiro, retirando tapetes do corredor, evitando obstáculos dentro de casa, evitando calçados escorregadios e pisos molhados. Não conseguindo evitar o problema ou já sofrendo de algum mal no joelho, procure o especialista.   

 

Referência: Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP - HCFMRP - FAEPA - Por:  Prof. Dr. Maurício Kfuri Júnior, Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da FMRP-USP.

 

--

 

A São Pietro possui uma equipe qualificada de traumatologistas e ortopedistas prontos para te atender. Venha se consultar! Traumato e ortopedia em Porto Alegre, na nossa matriz.

Please reload

CAPA - REVISTA MAIL3.jpg
Posts em destaque

Traumatologia - Artrose: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

30/11/2017

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga nossa fanpage
  • Grey Facebook Icon

CLIQUE AQUI 

e faça o download da versão online da Revista São Pietro News!