(51)  3371.6200       99388.4440

(51)  3464.0076

Responsável Técnico:
Dr. Luciano Zuffo
CRM-RS:  26798 / RQE 23181

(51)  3371.6225       99167.0593

Estacionamento no local

(51)  3783.8065       99167.2901

(51)  3191.9607

BLOG

Conheça os mitos sobre o astigmatismo

 

 

O astigmatismo é caracterizado por uma diferença entre a curvatura da porção vertical e horizontal da superfície anterior da córnea. Dessa forma, a luz, quando atravessa as estruturas oculares, chega com “foco borrado” ao atingir a retina, o que torna a visão menos nítida. Parece simples mas não é. Isso porque o astigmatismo é uma alteração comum, mas que sempre gera muitas dúvidas. Segue abaixo alguns mitos sobre este problema ocular:

 

MITO  1

“O astigmatismo sempre causa fotofobia (incômodo com a luz)”

Muitas pessoas associam o astigmatismo ao incômodo com a luz, como se esse sintoma fosse a única relação com essa alteração ocular. A verdade é que existem centenas de alterações que podem causar este sintoma, não apenas o astigmatismo.  Aliás, grande maioria dos pacientes que possuem o problema, não se queixam de fotofobia.

 

MITO 2

“Astigmatismo sempre causa dor de cabeça”

Nem sempre quem tem astigmatismo, sente dor de cabeça. No entanto, ela pode ocorrer em alguns casos. A dor de cabeça costuma estar mais presente em pacientes com menor grau de astigmatismo do que em maiores. Portanto, não é um sinal que possibilite qualquer diagnóstico.

 

MITO 3

“Quem tem astigmatismo, não pode doar a córnea”

O astigmatismo decorre de um defeito na curvatura da córnea, o que não traz, de forma alguma, contraindicação à doação. E o mesmo vale para outros problemas oculares.

 

MITO 4

“O astigmatismo pode desaparecer com lentes de contato”

Algumas pessoas pensam que o astigmatismo pode ser resolvido quando usamos lentes de contato, isso porque acredita-se que a lente faria uma pressão sobre a córnea que, aos poucos, voltaria ao normal. Essa ideia, no entanto, não é verdadeira. O fato é que, com ou sem lente, o grau do astigmatismo faz o que está genética e ambientalmente predisposto a fazer: se tiver que aumentar, vai aumentar, independente do uso de lentes ou óculos. A lente pode proporcionar uma visão melhor enquanto for usada, nada mais que isso.

 

Sintomas do astigmatismo

Visão embaçada;

Dificuldade para ver de perto;

Cansaço ocular e até dores ao redor dos olhos;

Visão ruim para perto ou longe.

Nenhuma dica substitui a avaliação de um profissional. Por isso, em caso de mais dúvidas ou qualquer desconforto visual, faça uma visita ao seu oftalmologista. Só ele pode determinar se você tem ou não algum problema de visão e ajudá-lo a enxergar ainda melhor.

 

--

A São Pietro possui um Centro de Oftalmologia em Canoas e consultas em Porto Alegre!

 

Please reload

CAPA - REVISTA MAIL3.jpg
Posts em destaque

Traumatologia - Artrose: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

30/11/2017

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga nossa fanpage
  • Grey Facebook Icon

CLIQUE AQUI 

e faça o download da versão online da Revista São Pietro News!