(51)  3371.6200       99388.4440

(51)  3464.0076

Responsável Técnico:
Dr. Luciano Zuffo
CRM-RS:  26798 / RQE 23181

(51)  3371.6225       99167.0593

Estacionamento no local

(51)  3783.8065       99167.2901

(51)  3191.9607

BLOG

Fimose: O que é, causas, sintômias e como tratar

A fimose é a incapacidade de retrair a pele para expor a glande, que é a ponta do pênis. Após o nascimento, é comum que os bebês tenham esse tipo de problema, mas até os 3 anos de idade a pele do pênis costuma se soltar espontaneamente, passando a funcionar de maneira normal.

 

 

 

 

CAUSA

 

Geralmente a Fimose tem uma causa congênita. No entanto, as crianças e os adultos podem desenvolver ela durante a vida de varias formas, como:

 

  • FALTA DE HIGIENE: Retirada vigorosa do prepúcio sobre o pênis da glande. Isto pode levar a micro teares no orifício prepucial e cicatrizes.

  • Inflamação da glande.

  • inflamação do prepúcio junto com a glande do pênis

  • BALANITES XEROTICA OBLITERAS (BXO) ou LÍQUEN ESCLEROSO E ATRÓFICO: uma condição da pele que afeta a genitália masculina. Um anel esbranquiçado de tecido indurado é formado perto da ponta do prepúcio evitando a retração.

  • CATERIZAÇÃO REPETIDA: Perda de elasticidade da pele e ereções infrequentes em homens idosos.

 

SINTOMAS:

  • Dificuldades de urinar, com dor e ardor;

  • Dor durante a ereção;

  • Secreções no pênis, com mau cheiro;

  • Dificuldade em controlar a vontade de urinar durante a noite;

  • Sangramento

 

 

TRATAMENTO:

                    

A fimose tem cura e nem sempre é necessário recorrer a tratamentos específicos e, por isso, o médico deverá avaliar a situação, já que ela pode ser naturalmente solucionada até os 3 ou 4 anos da criança.

Para o tratamento da fimose podem ser utilizadas pomadas à base de corticoides que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande. Além disso, pode também ser necessário fazer uma cirurgia para fimose chamada de postectomia.

A cirurgia para fimose indicada em casos de infecções urinárias frequentes e da pele que recobre o pênis, quando há muita dificuldade para fazer xixi ou quando ocorre a para fimose, que é quando consegue-se puxar para trás a pele que recobre o pênis e expor a glande, mas a pele fica presa e não volta mais, causando grande inchaço e dor na ponta do pênis.

 

Não é possível prevenir a fimose, pois a formação prepucial ocorre durante a vida fetal. Contudo, é importante saber que a aderência prepucial a glande é inerente e ocorre na maioria dos meninos recém-natos. Progressivamente e naturalmente vai ocorrendo o rompimento destas aderências frouxas.

 

 

RECOMENDAÇÕES


Procure um médico pediatra e urologista se você desconfia que seu filho possui fimose ou algum problema no pênis, principalmente se ele reclamar de dores. Evite realizar qualquer movimento brusco, pois poderá machucar seu filho.

 

A São Pietro possui um corpo de médicos urologistas, pediatras e diversas outras especialidades que podem lhe auxiliar com quaisquer problemas de saúde. Acesse nosso site e saiba mais detalhes. Se preferir, podes nos telefonar através do telefone 51 3371.6200

 

 

 

 

Please reload

CAPA - REVISTA MAIL3.jpg
Posts em destaque

Traumatologia - Artrose: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

30/11/2017

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga nossa fanpage
  • Grey Facebook Icon

CLIQUE AQUI 

e faça o download da versão online da Revista São Pietro News!