(51)  3371.6200       99388.4440

(51)  3464.0076

Responsável Técnico:
Dr. Luciano Zuffo
CRM-RS:  26798 / RQE 23181

(51)  3371.6225       99167.0593

Estacionamento no local

(51)  3783.8065       99167.2901

(51)  3191.9607

BLOG

Abril Marrom reforça a importância da saúde ocular

 

Abril Marrom é uma campanha promovida por diversas entidades médicas, centros hospitalares e governos com o objetivo da prevenção e conscientização sobre a realidade das pessoas cegas ou com deficiência visual severa, além de minimizar os graves efeitos provocados pela perda da visão.

 

A campanha foi criada em 2016 e tem como objetivo conscientizar a população sobre cuidados importantes para a manutenção da saúde ocular.

O marrom foi escolhido por ser a cor da íris da maioria dos brasileiros. Ela é o órgão responsável por controlar a quantidade de luz que entra nos olhos.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual. Ao redor do mundo, são cerca de 40 a 45 milhões de pessoas cegas e outros 135 milhões com limitações severas de visão, segundo a OMS.

 

Fatores decisivos para a manutenção da saúde ocular:

 

- Estilo de vida equilibrado: hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas ajudam na preservação da saúde global do indivíduo, com ganhos importantes também na saúde ocular

- Diagnóstico precoce: visitas regulares ao oftalmologista são a melhor forma de garantir um diagnóstico antecipado

- Tratamento adequado: fundamental para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida

 

Entre as principais causas da cegueira em adultos estão a Catarata, o Glaucoma, o Edema Macular Diabético (EMD) e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

A Catarata é uma lesão ocular que atinge a lente atrás da íris, conhecida como cristalino, tornando-a opaca, o que impede a passagem de luz e compromete a visão. Sua principal causa é o envelhecimento e o tratamento é cirúrgico, com reversão total ou parcial do problema.

 

Já o Glaucoma tem origem no dano ao nervo óptico, com lesão irreversível das fibras nervosas que leva a perda da visão. O problema pode ser causado devido ao aumento da pressão ocular ou pela alteração do fluxo sanguíneo no nervo óptico.

 

O Edema Macular Diabético (EMD) tem como característica o acúmulo de líquido na região central da retina, devido ao aumento a longo prazo dos níveis de açúcar no sangue, ocasionando a perda de acuidade visual de forma progressiva.

 

Na Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), ocorre a deterioração da mácula (região central da retina) devido ao envelhecimento e fatores predisponentes. A enfermidade causa diminuição da visão com a presença de mancha central no campo de leitura.

 

Agende sua consulta em uma das unidades da São Pietro Saúde: www.saopietro.com.br/oftalmologia

 

 

 

Please reload

CAPA - REVISTA MAIL3.jpg
Posts em destaque

Traumatologia - Artrose: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

30/11/2017

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga nossa fanpage
  • Grey Facebook Icon

CLIQUE AQUI 

e faça o download da versão online da Revista São Pietro News!