(51)  3371.6200       99388.4440

(51)  3464.0076

Responsável Técnico:
Dr. Luciano Zuffo
CRM-RS:  26798 / RQE 23181

(51)  3371.6225       99167.0593

Estacionamento no local

(51)  3783.8065       99167.2901

(51)  3191.9607

BLOG

Especialista fala sobre possíveis causas de lesões nas articulações da coluna

22/05/2019

 

Na maior parte das vezes, a coluna trava por causa de um movimento errado que leva à contração muscular e compressão dos nervos que passam dentro da coluna vertebral. A segunda causa do problema são as hérnias de disco. 

 

Outras possíveis causas são lesões nas articulações da coluna. Mas geralmente, o problema é benigno e vai melhorar com repouso e medicamentos. O neurocirurgião Adriano Scaff esclarece alguns questionamentos como: Será que é possível prevenir essas lesões? Por que a coluna trava? Tem como prevenir?

 

Alguns hábitos são péssimos para a coluna e pescoço. Eles estão no nosso dia a dia, nas ruas. A atenção deve ser constante na hora de mexer no celular, assistir TV, dormir, carregar a bolsa, mochila. Com a postura correta você sobrecarrega menos os músculos e as articulações. E o pescoço agradece!

 

Para prevenir a lombalgia, por exemplo, a pessoa deve focar no fortalecimento dos músculos do CORE, que envolvem a coluna vertebral. Além disso, quem tem predisposição genética ao problema deve ter mais cuidado ao executar movimentos como levantar peso e evitar ficar parada sentada ou em pé por longos períodos. Posições estáticas dificultam a oxigenação dos discos e contribuem para o seu envelhecimento e deslocamento.

 

Hérnia de disco

 

O neurocirurgião respondeu cinco perguntas sobre hérnia de disco:

 

Quem tem hérnia de disco pode fazer exercício? “Sim. Quando a pessoa está na fase aguda, que está com muita dor, ela deve evitar. Porém, já foi comprovado cientificamente que o exercício físico traz benefícios para quem tem hérnia de disco”. Antes de se exercitar, procure um especialista para saber o tipo de atividade física.

 

O que fazer para prevenir crises de hérnia de disco? “As crises de hérnia de disco acontecem, principalmente, em determinadas posições. A posição sentada, por exemplo, gera um sofrimento a longo prazo nos discos. Já a pessoa sedentária deixa de fortalecer a musculatura em volta da coluna, o que pode provocar crises de dor”.

 

Toda hérnia de disco tem que ser operada? “Muito pelo contrário. Um estudo mostra que 96% das hérnias de disco não dão sintomas, é considerada o envelhecimento do disco. Muitas pessoas têm e nem sabem. Desses 4% que dão sintomas, menos de 5% são operáveis”.

 

Quais os riscos da operação de hérnia de disco? “As cirurgias evoluíram bastante e o risco diminuiu. Entretanto, a cirurgia pode gerar infecção, lesão nervosa e também pode não resolver, não curar. A coluna continua lá e a hérnia pode retornar”.

 

Depois da cirurgia de hérnia de disco, algum exercício é proibido? “Depois da operação, a pessoa deve ser avaliada por um profissional e começar o exercício físico gradativamente”. Scaff lembra que o exercício é um dos melhores remédios para a nossa coluna.

 

Mantenha hábitos saudáveis e visite seu médico regularmente. Para cuidar da sua saúde conte com a São Pietro. Saiba mais sobre nossas especialidades médicas e unidades acessando www.saopietro.com.br

 

 

 

Please reload

CAPA - REVISTA MAIL3.jpg
Posts em destaque

Traumatologia - Artrose: O que é, Sintomas, Causas e Tratamento

30/11/2017

1/10
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga nossa fanpage
  • Grey Facebook Icon

CLIQUE AQUI 

e faça o download da versão online da Revista São Pietro News!